Por que o Coaching pode te ajudar a Empreender?

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As grandes corporações dos EUA chegam a gastar cerca de US $ 1 bilhão por ano em equipe e coaching executivo, e isso nem mesmo começa a abordar o crescimento avançado do coaching em todos os campos.

Já um estudo recente realizado pela Infusionsoft e Emergent Research, “Definir e alcançar o sucesso das pequenas empresas“, realizado nos EUA, com 402 entrevistados, levantou que os proprietários de pequenas empresas estão usando cada vez mais coaching  para superar os desafios dos negócios.

Quando as coisas ficam difíceis, o coaching executivo ou coaching de negócios pode reforçar as habilidades necessárias para mover a organização para a frente, e o envolvimento do coach está diretamente relacionado a ajudar empreendedores e líderes a avançar e gerenciar com sucesso em tempos difíceis.

5 Razões pelas quais o coaching é um aliado do empreendedorismo

Os proprietários bem-sucedidos de pequenas, médias e grandes empresas buscam coaching, educação e treinamento para si próprios e seus colaboradores para ajudar a superar desafios, aprender novas habilidades e lidar com a complexidade. Eles vêem a ajuda como uma maneira de melhorar a si mesmos e a competitividade de seus negócios.

Não importa o quão bem-sucedida sua pequena empresa, nenhum proprietário tem todas as respostas. Mas,  saber quando procurar ajuda externa – e a quem procurar – é um desafio em si mesmo.

Nos últimos anos, o coaching profissional mostrou um retorno significativo do investimento para as empresas.  Selecionamos cinco maneiras com que o business coaching pode ajudar você a empreender melhor:

  1. Aumentar as vendas

Em um processo de coaching de negócios, o coach trabalhará com você para identificar e ter clareza sobre as estratégias, principais objetivos comerciais e métodos de gestão, para garantir que a execução aconteça e os objetivos de vendas sejam atingidos.

  1.  Gerenciar a mudança

Mudar é um verbo que toda empresa, em todos os níveis hierárquicos, precisa aprender rápido, se quiser sobreviver e crescer. O coaching de negócios é um processo importante para gerenciar a mudança, incluindo o crescimento. O coach ajudará o empreendedor a avaliar as necessidades, oportunidades e desafios atuais, ao mesmo tempo em que maximiza o potencial que a empresa já possui

  1.  Aumentar a produtividade e eficácia

Isto é especialmente importante para você, empreendedor e para seus colaboradores. O coaching ajuda a identificar e desenvolver a capacidade de execução, porque estabelece as prioridades essenciais ao negócio. Você aprende a ser mais produtivo e eficaz em suas decisões diárias de negócios e com os colaboradores, tornando a sua equipe mais engajada. Isso é uma fonte de inspiração para todos que aumentam seu potencial pessoal e profissional, melhorando com isso a produtividade e a eficácia. Dentro da relação coach-cliente, o foco está na aprendizagem e clareza para a ação direta.  

  1. Desenvolver habilidades de comunicação

O ICF Global Coaching Client Study revelou que 72% dos profissionais que receberam coaching, perceberam uma melhora nas habilidades de comunicação. Além disso, os indivíduos que se envolveram em um processo de coaching profissional demonstraram novas perspectivas sobre desafios e oportunidades pessoais, habilidades aprimoradas de pensamento e tomada de decisão e maior eficácia interpessoal. A comunicação tem grande impacto nos resultados organizacionais. Você já parou para pensar quanto retrabalho, despesas e desperdícios são gerados em sua empresa por causa de uma comunicação inadequada?

  1. Restaurar a autoconfiança para as organizações atingidas pela recessão

As organizações que experimentaram reduções da força de trabalho através de redução de capital, reestruturação ou uma fusão colocam expectativas extremamente elevadas sobre a força de trabalho restante. Restaurar a autoconfiança para enfrentar os desafios iminentes é fundamental para atender às demandas organizacionais. O  ICF Global Coaching Client Study  mostra que 80% dos profissionais que receberam coaching viram uma melhora na autoconfiança. Então, o que você está esperando? Vá pedir a ajuda que você precisa em seu negócio para superar os desafios que você enfrenta! Você, sua equipe e seus clientes provavelmente se beneficiarão muito disso.

Mas, afinal, quem pode ser um coach?

Agora que você sabe o que o coaching pode fazer pela sua organização, vamos nos aprofundar um pouco no tema. Quem pode ser coach? 

Coaching é uma opção de carreira atraente para muitos que estão repensando sua vocação – quer pela escolha, ou pela recessão.  É também muito procurado pelas pessoas que desejam apenas repaginar a sua própria vida ou qualificar-se para conduzir essa mudança em suas empresas.  

Os coaches profissionais ajudam seus clientes a superar obstáculos e limpar os bloqueios emocionais, mentais e físicos que os impedem de se sentirem satisfeitos.  Um coach deve ser capaz de discernir os clientes para ajudá-los a definir e cumprir seus objetivos no processo de coaching. Para isso, será necessário especializar-se em uma área para realmente destacar-se na multidão, entre milhares de coaches formados por diversas escolas atuantes no Brasil.

Há vários tipos  e especializações de coaching, com 3 vertentes claras:  pessoal, executivo e  de negócios.

A base da formação em coaching é  o coaching pessoal, pois, entende-se que em qualquer processo, o centro é a pessoa, as suas necessidades, potencialidades e anseios. Entender o ser humano de uma forma ampla e como levá-lo a utilizar seus recursos internos para alcançar o que deseja é uma premissa inquestionável em coaching.

O coaching executivo desenvolve as habilidades de liderança, processo decisório, inteligência emocional, administração do tempo, desenvolvimento de equipes, entre inúmeras necessidades que um líder precisa para aumentar o desempenho na empresa.  

O coaching de negócios aborda as necessidades da empresa e como o empreendedor junto com a equipe podem traçar estratégias que repensem o posicionamento da empresa no mercado. Isso envolve desde a relação com fornecedores à proposta de valor ofertada aos clientes.

Imagine um corte horizontal em sua empresa, onde será possível enxergar ponta a ponta, todas as oportunidades e diferenciais, seja na perspectiva do cliente, dos processos das pessoas e tecnologia. Cada encontro ou sessão gera descobertas e aprendizados que devem ser testados durante a semana e assim sucessivamente. A mudança da empresa é realizada em blocos, enquanto o processo de coaching acontece.

Todos os processos de coaching: pessoal, executivo e de negócios devem ser medidos para aferir os resultados. O coaching é muito mais do que um diálogo, é uma conversa que leva a uma evolução pessoal, crescimento do líder e aumento da visão empreendedora que impacta nos resultados da empresa. Por isso, a importância da medição.

Formação adequada

Se você quer atuar como coach, precisa ter uma formação adequada. O primeiro passo é optar por uma instituição séria que oferecerá uma formação e certificação de qualidade.

Quanto mais o coach investe em seu próprio desenvolvimento para se tornar mais consciente de si mesmo e conhecer-se primeiro – melhor para o cliente. Isso leva a melhores resultados e consequentemente a diferenciar-se no mercado. Está interessado em se aperfeiçoar e tornar-se um coach profissional? Acompanhe a nossa agenda com as próximas formações.

>> Leitura recomendada: O que é um líder coach?

Um abraço!

Lília Barbosa & Creoncedes Sampaio