Clima organizacional e engajamento: 7 estratégias para melhorar na sua empresa

Clima organizacional e engajamento

O clima organizacional e o engajamento caminham juntos, mas são coisas diferentes. Estudos apontam que o envolvimento dos funcionários tem um impacto direto na produtividade e na lucratividade das empresas. Isso parece óbvio, mas muitos gestores ainda lutam para definir, medir e melhorar o engajamento de suas equipes. Às vezes, o clima organizacional é bom de modo geral, mas o engajamento deixa muito a desejar.

Diante disso, o relatório State of the Global Workplace da Gallup, indica que apenas 15% dos funcionários em todo o mundo estão de fato envolvidos com seus trabalhos. Ou seja, existe uma taxa de 85% de colaboradores que estão ou relativamente satisfeitos, ou completamente insatisfeitos a ponto de criarem um ambiente tóxico para a convivência entre colegas e liderança.

Sendo assim, aumentar o engajamento deveria ser uma prioridade estratégica dentro das empresas. Para isso, precisamos entender o que esse termo significa no contexto empresarial e como podemos desenvolvê-lo com sucesso.

Qual o conceito da palavra “engajamento” para as empresas?

De acordo com o dicionário Priberam, o verbo “engajar” possui significados que podem variar bastante dependendo do contexto no qual é utilizado. Para o nosso exemplo, engajar significa:

Envolver-se ao serviço de uma causa = empenhar.

Dessa forma, um profissional engajado é aquele que se envolve, se empenha nos serviços prestados à empresa pois acredita no que faz e tem um retorno positivo por parte de sua liderança.

Esse retorno permite que o colaborador tenha um aumento considerável na sua motivação e, em consequência disso, na sua produtividade, fazendo com que o seu nível de engajamento, de comprometimento com a empresa se elevem, assim como seus resultados.

Ou seja, engajar não significa apenas criar um clima organizacional favorável para que fatores como: produtividade e motivação magicamente apareçam — como muitos acreditam — mas sim, uma base para que todos os outros fatores relacionados ao desempenho de colaboradores e equipes possam de fato acontecer.

Como o engajamento pode melhorar o clima organizacional?

Profissionais engajados sabem quais são seus papéis dentro das organizações e de que forma o trabalho contribui para que os bons resultados sejam alcançados. Sendo assim, eles executam suas funções de forma ativa, com entusiasmo e constância, pois sabe que é valorizado.

Como o engajamento está diretamente ligado à motivação e produtividade, melhorá-lo, aumentará o grau de satisfação dos colaboradores e o grau de comprometimento com a empresa. Mas você deve estar se perguntando quem vem primeiro: o clima organizacional ou engajamento?

Por que promover o engajamento antes do bom clima organizacional?

Infelizmente, muitas empresas fazem inúmeras ações voltadas para disseminar um bom clima organizacional, mas nem sempre esse grau de satisfação reflete em pessoas realmente comprometidas. Às vezes, a satisfação ou o bom clima advém da falta de cobrança de resultados e baixo gerenciamento.

Consequentemente, quando a empresa passa a focalizar resultados, as pessoas tendem a sentir-se desconfortáveis e o clima de satisfação vai por água abaixo. Por isso, o engajamento pressupõe, segundo a Gallup, um esforço extra. Isso significa ir além de trabalhar bem e entregar o combinado.

Assim sendo, o momento de disrupção que estamos vivendo, requer mais engajamento e, como resultado, as entregas tradicionais, dos profissionais e equipes, não serão mais suficientes para as companhias vencerem cenários desafiadores, que serão cada vez mais comuns na trajetória de pessoas e organizações.

Para isso, existem algumas estratégias simples e fáceis de serem aplicadas, que podem elevar o nível de engajamento dos colaboradores de forma exponencial.

Quais são as estratégias de engajamento e como aplicá-las na prática?

O envolvimento dos colaboradores também se refere à conexão emocional que eles têm com seu trabalho. Ou melhor, esses profissionais acreditam que seu trabalho contribui positivamente para o sucesso de sua equipe.

Mas, para se alcançar esse nível de engajamento, é preciso estruturar uma rotina favorável para a aplicação de algumas estratégias internas de relacionamento entre empresa e colaboradores.

Veja bem, a chave para envolver significativamente os funcionários e mantê-los motivados é conversar com eles, entender quais são seus objetivos profissionais e pessoais. Por esse motivo, listamos 7 estratégias que vão ajudar nesse processo de conexão.

1. Forneça as ferramentas certas

De nada adianta um colaborador motivado que não têm acesso à ferramentas que facilitem e viabilizem a execução de seu trabalho. Sendo assim, fornecer essas ferramentas já é um enorme passo rumo à satisfação desse colaborador.

Outro beneficio de disponibilizar meios para o desenvolvimento do trabalho, é o aumento da produtividade, pois o trabalho flui dando espaço para outras tarefas que, muitas vezes, não seriam possíveis de serem realizadas sem elas.

2. Dê atenção individual

Entender o que cada colaborador espera da empresa e de que forma isso influencia em sua vida como um todo, é imprescindível para a criação de uma boa estratégia de engajamento. Isso acontece devido ao forte apelo emocional que essa interação proporciona.

Entretanto, para que essa atenção individual e personalizada seja possível de ser aplicada, é necessário instituir e capacitar líderes que saibam como realizar esse tipo de interação para que ela não se torne mecânica, e sim, fluída e natural. Os feedbacks, delegação de atividades, alinhamentos de expectativas, também entram nessa etapa!

3. Ofereça treinamentos constantes

Para que a capacitação citada no tópico anterior seja possível, ofereça mais do que treinamentos constantes, tanto para líderes, quanto para os colaboradores, promova uma cultura de lifelong learning.

Assim, além de desenvolver um ambiente mais dinâmico, é possível ainda, incluir a melhoria de processos, inovação e a corresponsabilidade no desenvolvimento da carreira individual no pacote.

4. Facilite oportunidades de crescimento

Com as equipes capacitadas, é interessante oferecer oportunidades reais de crescimento dentro da empresa, o que vai estimular ainda mais o engajamento dos colaboradores das mais diversas áreas de atuação.

Nesse sentido, valorizar quem já está dentro da empresa, reconhecer seus atributos e permitir a sua participação em processos seletivos internos, além de aumentar a motivação dos colaboradores, essa estratégia também ajuda a reduzir custos com novas contratações.

5. Reconheça-os publicamente

O reconhecimento público também é um excelente combustível para acelerar a motivação e a produtividade dos colaboradores justamente pelo forte apelo emocional que ele carrega consigo.

Seja por meio de premiações físicas, palpáveis como: medalhas, troféus ou brindes, seja por meio de anúncios de reconhecimento com direito à discurso e aplausos, essa é uma das estratégias mais eficazes para o aumento do engajamento.

6. Mostre que estão juntos

Mostrar que empresa e colaboradores caminham lado a lado rumo a um mesmo objetivo é parte fundamental desse processo de melhoria no clima organizacional da empresa afinal, ninguém é totalmente motivado e produtivo todos os dias.

Isso porque, é importante para o colaborador saber que pode contar com alguém, caso surja algum problema pessoal ou ele não esteja em um dia tão produtivo para o exercício de suas funções.

Certamente, o papel da liderança nesse processo de engajamento é determinante, tanto para o bem quanto para o mal.

7. Priorize a boa comunicação para manter o clima organizacional favorável

Como última estratégia temos a comunicação que precisa ser clara, objetiva e amigável.

Aliás, o mundo mudou, assim como a forma de atuação dentro das empresas. Inegavelmente, os colaboradores almejam por ambientes acolhedores e inclusivos.

Em contrapartida, as companhias precisam priorizar uma boa comunicação e interação com todos os envolvidos, mostrando que cada um tem sua importância e que podem ser ouvidos.

Tudo isso, respeitando as características individuais e de cada equipe. Em suma, é simples, mas não é tão fácil.

Essas foram algumas estratégias fundamentais para melhorar o engajamento e o clima organizacional dentro das empresas e que não podem faltar quando o assunto é motivação e produtividade de colaboradores e equipes.

O mais importante de tudo isso: a liderança precisa estar disponível para praticar, no dia a dia, as estratégias acima. E não importa se, hoje, a sua atuação profissional está sendo presencial ou home office.

Portanto, a sua presença física, definitivamente, não está atrelada à maior ou menor conexão emocional. No entanto, quando a sua atenção e foco estão centrados na pessoa, as distâncias desaparecem e o engajamento aumenta.

Felizmente, as tecnologias de comunicação, remotas e visuais, nos permitem liderar e gerenciar de forma ativa e transformadora.

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar sua opinião, ou dúvida. Basta deixar seu comentário ou pergunta abaixo!

Lília Barbosa & Creoncedes Sampaio

[email protected]/[email protected]

Referências bibliográficas

https://www.forbes.com/sites/brentgleeson/2017/10/15/5-powerful-steps-to-improve-employee-engagement/#77919467341d

https://www.gallup.com/workplace/231581/five-ways-improve-employee-engagement.aspx

https://dicionario.priberam.org/engajar

https://www.cozex.com.br/engajamentoo-que-e-porque-importante/

https://www.cozex.com.br/liderancae-eficiencia-operacional/

2 thoughts on “Clima organizacional e engajamento: 7 estratégias para melhorar na sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *