Técnicas para Aumentar o seu Foco e Desempenho 1/2

Desenvolver e manter o foco é um dos grandes desafios do mundo moderno. As ferramentas como Whatsapp, Mensseger, Facebook, Instagram, que incontestavelmente facilitam a comunicação, são também um grande martírio para aqueles que desejam manter um alto desempenho na vida profissional e pessoal. Há uma onda de estímulos variados, o tempo inteiro, que disputam a sua atenção e desviam o seu foco do que é crucialmente importante em sua vida em todos os âmbitos – profissional, social, amoroso, familiar, espiritual. No final de tudo isso, a vida passa despercebida sem ser sentida, vivida e saboreada como deveria. E o foco o que tem a ver com isso?

Foco significa atenção, estar atento requer capacidade de concentração, todos os sentidos voltados para a ação no momento no qual ela acontece. Fazer algo com total entrega e atenção é mindfullness ou atenção plena. Diversas pesquisas em todo o mundo sobre psicologia positiva, lideradas por Martin Selligman, Carol Kauffman, Anthony Grant, Mihaly Csikzsentmihalyi já evidenciaram que a atenção plena ou viver uma experiência de fluxo é uma dos fatores que levam à sensação de bem-estar e completude.

A técnica milenar que está sendo agora descoberta pelo ambiente corporativo é a meditação. Pesquisas científicas realizada pela Universidade de Harvard comprovam que o cérebro das pessoas que praticam meditação muda. Segundo a pesquisa, os participantes que meditaram 27 minutos diários, durante 8 semanas, apresentaram um crescimento no hipocampo, área do cérebro relacionada `a memória e ao aprendizado. Estes mesmas pessoas apresentaram uma redução da densidade da amigdala, área do cérebro onde reside todas as emoções e responsável pelo sequestro emocional, quando a pessoa fala ou faz algo e logo depois, arrepende-se. Será que isso já aconteceu com você? Será que reduzir estes comportamentos automáticos, que trazem consequências nada agradáveis, faria bem à sua saúde, seus relacionamentos, processo decisório e seu desempenho na vida? Pode apostar que sim.

As empresas começam a adotar a prática de meditação ou mindfulness para aumentar o foco, o desempenho e satisfação dos seus colaboradores. A pioneira nesta técnica foi a Google em 2008. Ela institui um programa interno liderado por um dos seus engenheiros que denominou Busque Dentro de Você, para ensinar o mindfulness, técnica de respiração e concentração, como a meditação. O sucesso foi tão grande que o que era apenas uma iniciativa interna transformou-se numa nova área de serviços da empresa e já tem clientes com o Ford, SAP e American Express.

Hoje, 22% das maiores empresas americanas têm programas de atenção plena e outros 21% pretendem instituir em 2017, segundo pesquisa da Fildelty e National Business Group on Health. No Brasil, a pioneira é a 3M que mantém cursos e palestras para os funcionários de mindfulness mensalmente.

E você, já aderiu a essa prática?

Fique atento ao próximo artigo que detalha a técnica para você aprender a meditar e entrar em mindfulness, o estado de atenção plena que melhora o desempenho em todas as área da sua vida. Quero ler agora o artigo!

Até o próximo artigo!

Lília Barbosa e Creoncedes Sampaio

[email protected]/[email protected]

Compartilhe essa postagem:
Comentários

Deixe seu comentário

Quer saber mais sobre a Cozex? assine nossa newsletter!