Qual o líder que você precisa?

Em momentos de turbulências econômicas, políticas e sociais, aumenta significativamente a importância do papel do líder para enfrentar e resolver questões que estão distantes das soluções simples, baseadas nas melhores práticas do mercado. Faz-se necessário um líder que  vá além do gerenciamento do dia a dia, além das transações de troca: “se você fizer isso, ganha aquilo”, além do processo de desenvolvimento formal ou das ordens e comandos. O líder que você precisa provavelmente não está no mercado, não é o seu líder direto, nem mesmo é algum dos seus colegas.

Este líder necessário está dentro de você. Acompanhe-nos nesta perspectiva. Em qualquer posição de liderança  que você esteja deve aprender a ser o líder que você precisa ter. Ou melhor, em lugar de questionar a posição dos seus líderes atuais, seja melhor do que eles. E se você está no topo da companhia, questione-se se você é o líder que você precisa no momento. Diante disso, qual é a liderança necessária? É o líder capaz de:

  1. Encarar a realidade como ela é. Colocar os problemas sobre a mesa e, junto com a equipe, resolvê-los sem justificativas, sem busca de culpados e vitimização. O quanto você enfrenta e aceita a realidade como ela é? O quanto busca soluções a partir do entendimento dessa realidade?
  2. Descortinar uma  visão de futuro independentemente das dificuldades vividas no momento atual. Se o líder não conseguir visionar, as mudanças de status quo jamais acontecerão. Qual é a sua visão de futuro a curto, médio e longo prazos?
  3. Comunicar a visão de forma inspiradora. Nada conecta mais o indivíduo do que entender o porquê precisa fazer determinados esforços. Na comunicação,  o líder deve ser capaz de despertar no liderado a vontade genuína de fazer parte deste amanhã melhor. Você sabe comunicar-se bem e conectar-se com as pessoas?
  4. Aprender a circular pela empresa e ver o que realmente está acontecendo, interagir com as pessoas, ao invés de ficar à sua mesa, imerso nos sistemas de informação ou planilhas. Quantas vezes você circula pelo chão da fábrica ou do escritório?
  5. Ser o exemplo do que exige dos outros. A partir disso, as pessoas enxergarão congruência e haverá confiança, mesmo em tempos difíceis. Você é exemplo do que fala e exige aos outros?

Ao fazer isso, constantemente, todos os dias será o líder de que você precisa para obter resultados diferenciados na empresa e na vida, independentemente do contexto no qual você está inserido. O resultado da sua vida está correlacionado com o quanto você lidera a si mesmo. Para conhecer mais sobre autoliderança, leia o livro “Significado: um guia para a vida, o bem-estar e a paz“.

Se você deseja  aprender técnicas, conceitos, ferramentas de liderança e como transferir esses conhecimentos para a prática diária e, com isso, aumentar os resultados da empresa, entre em contato conosco agora!

 

Lília Barbosa e Creoncedes Sampaio

Compartilhe essa postagem:
Comentários

Deixe seu comentário

Quer saber mais sobre a Cozex? assine nossa newsletter!