Modelo Mental: Você tem um Modelo Mental de Sucesso? [Infográfico]

Modelo Mental

O  modelo mental ou mindset foi estudado por pesquisadores, estudiosos e filósofos.  Há 2.500 anos, Platão, Descartes, John Locke, Hume e Berkeley debatiam e questionavam a cognição. 

Os estudos recentes da psicologia cognitiva mostram que a nossa mente é melhor explicada a partir de representações mentais. Nós não captamos o mundo exterior diretamente, da forma que ele realmente é, e sim,  por meio de representações mentais. Os nossos modelos mentais determinam o que percebemos.

Peter Senge em seu livro, A Quinta Disciplina, vincula o modelo mental a uma das cinco disciplinas da aprendizagem. Na visão de Senge, essas disciplinas devem ser praticadas para criar vantagem competitiva.  Ele disse: “As melhores organizações do futuro serão aquelas que despertarão a capacidade de aprender das pessoas, em todos os níveis da organização”. Esse livro foi lançado em 1990…e podemos afirmar que muitos líderes ainda estão longe de praticar as disciplinas para aprender a aprender.

Somos como um livro com páginas em branco ao nascer. Cada experiência vivida é preenchida com estórias,  personagens  e um enredo de sucesso ou fracasso. Histórias contadas, em lugar de histórias vividas. O filtro que altera a história vivida, para o bem ou para o mal, é o nosso modelo mental. Por isso, as pessoas que vivem uma mesma situação têm interpretações diferentes sobre fatos viveram.

Carol Dewek, psicóloga e professora da universidade de Stanford lançou o livro Mindset – A Nova Psicologia do Sucesso. No entendimento da autora, entender como funciona o seu mindset é o primeiro passo para mudá-lo. A contribuição da autora ganha força ao identificar o mindset fixo e o mindset de crescimento. Ela aprofunda o entendimento das diferenças entre as pessoas que persistem e vencem e aquelas que sucumbem facilmente aos desafios. O livro aponta os caminhos para desenvolver o mindset  de crescimento, típico das pessoas que erram, aprendem, persistem até alcançarem o sucesso.

Mudar o mindset é possível, embora não seja uma tarefa fácil, é simples. Segundo Carol Dewek, é possível reprogramar o cérebro para liderar melhor, aprender mais rápido e crescer, a partir dos erros. O nosso cérebro é plástico e muda com novos aprendizados. Isso já foi comprovado pela neurociência. Entenda no infográfico, abaixo, as características de cada tipo de mindset, para conseguir reprogramá-lo. 

Leia o infográfico abaixo ou se preferir, baixe em seu computador. No infográfico você identificará se o seu mindset é fixo ou de crescimento e como reprogramar o seu modelo mental para vencer. Baixar o infográfico, agora! 

Baixe aqui o seu Infográfico e use como guia para ampliar seu mindset de crescimento.

Um abraço!

Lília Barbosa & Creoncedes Sampaio

Compartilhe essa postagem:
Comentários

Deixe seu comentário

Quer saber mais sobre a Cozex? assine nossa newsletter!