Liderança e Gestão de Projetos: Tenha o domínio destes temas

Há muitos elementos que fazem um bom gerente, no entanto, duas das qualidades críticas desse perfil profissional são habilidades de liderança e gestão de projetos. Importante ressaltar que liderança e gerenciamento devem andar de mãos dadas, não são a mesma coisa, mas são complementares. O importante  é entender como eles diferem e dominar seus pilares. Pois, sem dúvida, essa é uma combinação de conhecimentos muito poderosa.

A seguir, vamos explorar mais detalhadamente os motivos de destaque pelos quais todo profissional de alto escalão deve demonstrar domínio sobre esses dois temas. Confira!

Você já pratica liderança e gestão de projetos, mas não sabe!

A menos que você seja um Gerente de Projetos certificado, você provavelmente está se perguntando por que todos os gerentes devem aprender os conceitos básicos de liderança e gestão de projetos. Primeiramente, é importante assimilar que, mesmo que você não seja um Gerente de Projeto, você provavelmente já está gerenciando um projeto.

Em 2015, o Wrike, desenvolvedora americana de softwares de gestão de projetos,  realizou uma pesquisa com 1.464 trabalhadores sobre seus processos de gerenciamento e descobriu que 94% dos entrevistados gerenciam projetos regularmente, mas apenas 47%  possuem  títulos de “gerentes de projetos” em suas descrições de trabalho.

Não estamos dizendo que você deve tornar-se um gerente de projeto certificado agora. Mas, é muito importante investir na compreensão dos fundamentos e familiarizar-se com alguns princípios de liderança e gestão de projetos para que você possa ser um profissional de sucesso.

1. Melhora sua capacidade de liderar e de gerenciar projetos

Provavelmente esse é o motivo mais óbvio por que você deve investir em aprender conceitos de liderança e gestão de projetos: irá ajudá-lo a gerenciar projetos de forma melhor.

Pense em como uma equipe tem metas mensais, trimestrais e anuais. Esses objetivos são alcançados cumprindo prazos e completando projetos. Se a sua equipe está trabalhando em uma campanha de marketing, na elaboração de um site ou no lançamento de um evento são tarefas com múltiplos componentes e pessoas envolvidas. Aprender as técnicas de liderança e gestão de projetos irá ajudá-lo  a planejar, executar e medir melhor o sucesso de sua equipe nas entregas.


2. Você ganha vantagem competitiva

Entender elementos de liderança e gestão de projetos e poder aplicá-los a vários papéis que você desenvolve, pode dar-lhe uma forte vantagem com relação aos seus concorrentes. O conhecimento sobre liderança e gestão de projetos melhora sua avaliação de risco e ajuda  a detectar erros e bandeiras vermelhas, antes que seja tarde demais.

Também melhora suas habilidades de resolução de problemas, planejamento e organização. Para não mencionar, aprender e entender as ferramentas básicas de liderança e gestão de projetos aumentará sua credibilidade em qualquer área de atuação.  

3. Fortalece suas habilidades interpessoais

A comunicação é fundamental para a gestão de uma equipe. Se você achar que sua equipe está com dificuldades de comunicação, aplicar alguns conceitos básicos de liderança e gestão de projetos ajudará sua equipe a entender como trabalhar juntos de forma mais eficiente e promissora.

4.  Contribui para torná-lo mais ágil

O fato é que os projetos nem sempre funcionam como planejado: os prazos mudam, as expectativas mudam e os recursos, muitas vezes, são insuficientes. Compreender os conceitos de liderança e gestão de projetos ajudará você direcionar sua equipe para que vocês consigam lidar rapidamente com esses problemas, e em vez de entrar em pânico quando as coisas não saírem conforme foi planejado, consigam soluções eficientes e criativas.  Faça como dizem, como não se pode evitar a mudança, aprenda a abraçá-la.

5. Fornece informações para o desempenho da sua equipe

O conhecimento básico de liderança e gestão de projetos permitirá rastrear e medir o desempenho de sua equipe , que é a chave para o crescimento e o sucesso. Como gerente, isso também permite que você comprove que a sua equipe está trabalhando duro para atingir seus objetivos.

Aliás, se você está convencido sobre a importância e está pronto para aprender e se aprofundar nos conceitos de Liderança e Gestão de Projetos,  vá em frente e baixe nosso ebook “Gestão de Projetos e Liderança: Fator Crítico de Sucesso”.

A importância da liderança e gestão de projetos na gestão efetiva

Nenhum dos princípios de liderança e gestão de projetos, destacados acima, geram resultados positivos e sustentáveis sem que os comportamentos de liderança estejam sendo postos em prática.

A liderança é sobre visão e inovação, enquanto a gestão é sobre manutenção de padrões excelentes. Um líder inova e um gerente administra a inovação. Um líder se concentra em indivíduos e os inspira, um gerente concentra-se em sistemas e estrutura. Um líder sempre tem o olho no horizonte, enquanto um gerente deve estar observando a linha de baixo.

Embora seja importante ter consciência da diferença entre gerenciamento e liderança, é vital entender que um bom gerente também é um líder e vice-versa. São qualidades complementares. Aliás, dos elementos que fazem um bom gerente, a liderança é  uma característica principal para que boa gestão aconteça.

Um bom líder permite que as pessoas sintam que podem influenciar a forma como as práticas no local de trabalho são realizadas, elevando os níveis de satisfação e produtividade de uma equipe.

Ou seja, a liderança pode ser considerada a arte ou o processo de influenciar as pessoas a realizar tarefas atribuídas de forma voluntária, eficiente e competente. Sem liderança, um gerente de projetos ou de qualquer outra área, simplesmente não pode ser efetivo.

Resumindo, em um contexto em que um determinado profissional ocupa um cargo de gerência e domina conceitos de liderança e gestão de projetos ao mesmo tempo, esse profissional alcança uma posição de excelência no mercado. Se for o que você busca para seu desenvolvimento, saiba que você terá a oportunidade de criar excelentes resultados, de impacto significativo, em qualquer organização por onde passar.

Pois, a combinação de liderança – entre as pessoas com quem você trabalha – e gerenciamento – dos sistemas, processos, cronogramas, etc. – coloca você na posição de grande influência em sua empresa.

Lília Barbosa e Creoncedes Sampaio

[email protected]/[email protected]

Compartilhe essa postagem:
Comentários

Deixe seu comentário

Quer saber mais sobre a Cozex? assine nossa newsletter!