Cozex Learning

Formação de Equipes Colaborativas e Inovadoras

A formação de equipes colaborativas é importante porque permite que pessoas de diferentes habilidades e experiências trabalhem juntas para alcançar objetivos comuns.

Isso leva a soluções mais criativas e inovadoras, além de aumentar a motivação e o engajamento dos membros da equipe.

Além disso, as equipes colaborativas também podem ajudar a promover a comunicação e a resolução de conflitos eficazes. A colaboração é importante e indispensável em ambientes de trabalho cada vez mais complexos e dinâmicos.

O trabalho em equipe e colaborativo é um dos principais pilares da nova economia. A  digitalização, automação e inteligência artificial estão mudando como as empresas operam e como as pessoas trabalham. Como consequência, aumenta a necessidade do trabalho em equipe remoto, híbrido e colaborativo.

Para que as equipes contribuam com os resultados organizacionais, elas precisam se tornar cada vez mais diversas e plurais e isso está afetando a dinâmica dos membros das equipes, das lideranças das equipes e o contexto como as decisões são tomadas.

Na prática, a maioria das equipes não sabe como se livrar dos problemas que impedem a verdadeira colaboração.

Por isso, a Cozex desenvolveu a Formação Equipes Colaborativas e Inovadoras que prepara as lideranças e suas respectivas equipes para exercer a colaboração e inovar. A formação possui duas etapas:

  • Desafios de lidar trabalhar em equipe e como superá-los
    Nesta etapa os participantes entendem e reconhecem os desafios na equipe, aprendem os caminhos para superá-los e se comprometem individualmente e coletivamente com novos comportamentos.

Os membros da equipe se aproximam e criam um ambiente produtivo,  amistoso e verdadeiro.

  • Ferramentas, técnicas e instrumentos para construção coletiva e inovação
    Esta etapa instrumentaliza a equipe a usar várias ferramentas, técnicas e frameworks para construir coletivamente e inovar, com colaboração integral de todos.

Com as ferramentas certas as equipes sentem-se empoderadas, criam acordos e cocriam, aproveitando o melhor de cada pessoa.