Comportamento e eficiência operacional: qual a relação?

Em tempos difíceis é comum escutarmos que investimentos em comportamentos são desnecessários em face da necessidade premente de eficiência operacional. Concordamos plenamente com essa assertiva se estamos falando sobre trabalhos comportamentais de “abraçar árvores” e de dinâmicas que expõem as pessoas a situações ridículas com o apelo de mudança comportamental. Infelizmente, tais práticas criaram uma imagem de que todos os trabalhos que envolvem a mudança de comportamento são inócuos.

Na realidade, o alcance da eficiência operacional requer, antes, uma boa dose de mudança comportamental. O que é eficiência operacional? De forma simples, pode-se colocar que seja fazer mais, com menos tempo, com menos recursos e melhor. Ninguém sai de uma gestão ineficiente para uma gestão enxuta mantendo o mesmo modelo mental. É impossível que isso aconteça e seja sustentável. Assim como nenhuma companhia se reinventará diante da crise se seus líderes e colaboradores continuarem a ter os mesmos comportamentos que sempre tiveram na“maré cheia”. Essa é uma realidade que os empresários e executivos precisam entender o quanto antes: o lucro é uma consequência de uma boa gestão e, para que essa gestão seja efetiva, requer pessoas e líderes imbuídos de uma causa que transcenda suas vaidades e interesses pessoais. E isso só acontece quando há mudança de comportamentos, e não apenas do método de gestão. Por isso que inúmeras iniciativas de mudança fracassadas desconsideram o peso dos comportamentos nas práticas da gestão diária e na execução da estratégia.

Eficiência operacional e novos comportamentos da mentalidade enxuta devem andar juntos para que a eficiência aconteça. Como fazer isso?

No próximo artigo, trataremos sobre os caminhos para a eficiência operacional combinados a comportamentos de alto desempenho.

 

Lília Barbosa e Creoncedes Sampaio

 

Leia também os posts anteriores relacionados ao tema, caso ainda não tenha lido:

03 estratégias diferenciadoras da Zappos

Como lidar com a crise?

Qual o líder que você precisa?

Como aumentar a efetividade da sua liderança

 Vídeo com depoimentos do Programa Líder coach e gestão para resultados 

Compartilhe essa postagem:
Comentários

Deixe seu comentário

Quer saber mais sobre a Cozex? assine nossa newsletter!