Como aumentar a efetividade da sua liderança

O aumento de resultados pela liderança acontece quando essa aprende a aprender. Isso significa transformar a prática da liderança em um exercício de aprendizagem. A aprendizagem, em qualquer domínio estudado, requer prática. Ninguém aprende a liderança ou qualquer coisa na vida apenas lendo livros ou fazendo cursos. A leitura e os cursos são fontes importantes para conhecer os caminhos, métodos e processos que impedem a reinvenção da roda, mas é a prática deliberada que transforma o conteúdo conhecido em um novo comportamento capaz de gerar resultados melhores. Parece óbvio, mas não é.

Inúmeros  líderes acreditam que sabem liderar porque conhecem os conceitos que envolvem o tema liderança, todavia esquecem que apenas saber não é suficiente, é necessário praticar o conhecimento. Por isso, o processo de coaching cresce a passos largos em todo o mundo, pois, por meio dele, o líder enxerga a distância entre o que ele sabe e efetivamente faz, bem como aprende como transferir os conceitos apreendidos em um processo de aprendizagem real. Há, pelo menos, seis caminhos capazes de viabilizar o aumento dos seus resultados enquanto líder:

  1. Clareza: até que ponto você está realmente atualizado com as novas práticas da liderança que atua como coach? O quanto você  pratica o que pensa que sabe? Quais os impactos positivos e negativos do seu perfil na companhia? Quais os resultados obtidos?
  1. Definir objetivos estratégicos: quais os objetivos que nortearão sua empresa ou setor no qual você atua? Quando você define os objetivos está pautado nas necessidades e interesses da empresa ou em seus interesses?
  1. Humildade: qual foi a última vez que você reconheceu que não sabe suficientemente algo? O que fez para conhecer mais? Quais as evidências de que você realmente pratica o que sabe? Quem poderá ajudá-lo agora?  O que precisa aprender agora para obter melhores resultados?
  1. Erros como meio de aprendizado:quais os aprendizados com seus erros nos últimos seis meses? Se você não errou, não aprendeu nesse período. O que fará diferente a partir de agora?
  1. Acompanhamento: com qual periodicidade você se comunica com as pessoas para acompanhá-las no que fazem, como fazem e o que sentem?
  1. Ser um facilitador do time: como você lida com seu time? Quais as ferramentas utilizadas para fomentar o aprendizado em equipe? Os problemas diários são fontes de aprendizado para o time? De que forma? O quanto pratica os itens  acima?

O grande desafio da liderança é substituir a vaidade pela aprendizagem. É reconhecer que, por mais conhecimento e experiência que se tenha, há perspectivas desconhecidas que devem ser questionadas, diariamente, em cada processo decisório.

Se você deseja aumentar o seu desempenho no exercício da liderança, assista a este vídeo e conheça a opinião de alguns participantes sobre o nosso programa de liderança. http://ldercoachegestopararesultados.gr8.com/

 

Lília Barbosa e Creoncedes Sampaio

 

Leia também o post qual o líder que  você precisa? e 3 estratégias diferenciadoras da Zappos

Compartilhe essa postagem:
Comentários

Deixe seu comentário

Quer saber mais sobre a Cozex? assine nossa newsletter!