ASSESSMENTS

Para existir a evolução organizacional é preciso que haja a evolução das pessoas. A evolução das pessoas só pode ser acompanhada se for medida. Os assessments são ferramentas de avaliação para identificar tendência comportamental, grau de aderência ao cargo, forças e risco do perfil, potencialidades, gops de melhoria, necessidades de capacitação e desenvolvimento, promoção, recolocação de profissionais.
Para identificar os estilos de liderança a Cozex utiliza o Alfa Assessment. O Alfa Assessment foi desenvolvido por Kate Ludman e Eddie Erlandson, da Worth Ethic Corporation. É considerado um dos trabalhos mais contemporâneos de identificação dos estilos de liderança, pautado em pesquisas.
Os líderes geralmente são pessoas alfas, realizadoras que movem céus e terra em prol de seus objetivos. Este forte deseja de construir e realizar pode fazer com que eles exagerem em certas características que naturalmente são forças que o levaram a chegar aonde estão. Este exagero geram riscos que podem leva-lo à bancarrota: distanciamento das pessoas, conflitos no time, pressão e cobrança desmedida causando alto grau de estresse, desmotivação, afastamento de liderados por doenças gerados pelo estresse, turnover elevado, absenteísmo e por fim baixa produtividade e resultados financeiros pífios. Leia mais sobre o Alpha Assessmet e como você pode conhecer seu estilo de liderança, riscos e forças.
O processo de coaching é focado para desenvolver suas forças e minimizar os riscos do seu estilo de liderança e da sua tendência comportamental.
A avaliação de desempenho por competencias é hoje uma das melhores ferramentas para fazer o alinhamento das pessoas à estratégia organizacional.
Identifica a distância entre as competências atuais e as competências requeridas para gerar resultados empresariais, bem como planos de realinhamento e desenvolvimento dos profissionais e executivos.
Alguns cuidados importantes na avaliação de desempenho:
Os assessments de tendência comportamental são utilizados para identificar a tendência comportamental da pessoa ou profissional e o impacto que esta tendência comportamental tem nas pessoas que se relacionam com ela.
Estes assessments são utilizados para identificar qual o melhor perfil para determinado cargo ou função, identificar o potencial do profissional, grau de flexibilidade, estilo de ação, ritmo/multifuncionalidade, apego a regras e a referências externas, follow up, entre outras características que podem influenciar no desempenho profissional.
Os assessments são cruciais em um processo de coaching, porque eles contribuem fortemente para identificar qual o estágio atual que a pessoa se encontra em termos de comportamentos, valores, forças pessoais. Um excelente coach deve ter o domínio de mais de um assessment para garantir maior conhecimento do coachee sobre ele mesmo.