[Infográfico] Como Aumentar a Capacidade de Análise e Resolução de Problemas

capacidade de análise e resolução de problemas é uma das principais competências de um empreendedor ou líder. Qualquer executivo que visa o crescimento, precisa potencializar essa competência. Ou melhor, uma pessoa que queira prosperar em qualquer organização (com ou sem fins lucrativos), deve desenvolver essa capacidade.

Por que analisar e resolver problemas é importante?

Analisar e resolver problemas é o principal papel de um líder, independentemente se exerce uma liderança estratégica, tática ou operacional; formal ou informal. Aliás, os líderes existem para resolver problemas. Os empreendedores e suas empresas existem para resolver problemas dos seus clientes. Toda empresa existe para cumprir um propósito, que deve envolver uma entrega que contribua com seus clientes. Por trás dessa contribuição, há um problema que está sendo resolvido. 

Há uma premissa conhecida que diz: “quanto mais problemas você resolve, mais ganha independência e dinheiro.”Mas, a capacidade de análise e resolução de problemas é mais complexa do que imaginamos. Se fosse fácil, os desafios empresariais seriam vencidos facilmente e não é essa a realidade que vivemos. Poderíamos dizer que a capacidade de resolver problemas é uma competência multifacetada. Há várias habilidades que precisam ser desenvolvidas para aumentar essa competência. 

É comum encontrarmos executivos que sofrem da síndrome do pensamento raso, não aprofundam as questões realmente importantes, e por isso, os planos de ações são frágeis, não resolvem os problemas organizacionais. A rotina cada vez mais acelerada desses executivos contribui para a falta de profundidade nas análises e construção de planos. Parece que “fazer mais coisas tem sido mais importante do que fazer as coisas certas”

Segundo Zenker Folkman, a capacidade de análise e resolução de problemas, exige o desenvolvimento de, no mínimo, 8 habilidades. Nós criamos um infográfico com o resumo dessas habilidades, para te ajudar a entender e potencializar essa competência.

Acredito que desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas nos ajuda a exercer a liberdade de pensar com profundidade e de fazer as coisas acontecerem. E você, o que pensa sobre isso?

Compartilhe essa postagem:
Comentários

Deixe seu comentário

Quer saber mais sobre a Cozex? assine nossa newsletter!