A liderança mudou. Você está preparado?

As mudanças tecnológicas que nos tiraram da era industrial e mecanicista e colocaram-nos na era Wi-Fi e eletrônica evidenciam a necessidade de conexão, perspectiva e ruptura com padrões antigos. A antiga forma de liderar, baseada no controle, em que os líderes dizem o que fazer, como fazer e quando fazer, não funciona mais em um mundo com tanta competitividade, instabilidade e diante de um novo contexto de trabalho e de vida.

A liderança deve estar preparada para lidar com pelos menos quatro realidades. Decididamente, não há como fugir delas:

  1. A nova geração chegou, pensa, age e tem perspectivas completamente diferentes da geração anterior – Esta realidade requer lideranças bem diferentes da geração anterior, que baseava seus resultados em comando e controle. Esta nova geração quer ser ouvida, tem uma necessidade premente de participação, conexão, gosta de desafios e adora ser reconhecida.
  1. Diversidade – Cada vez mais as pessoas têm necessidade de viver alinhadas com o que é importante para elas. Isso leva a assumir posições, hábitos e estilos de vida diferentes. Essas diferenças devem ser valorizadas, aceitas e usadas para criar um ambiente rico em aprendizado. A liderança tradicional ainda busca pessoas iguais a ela, ainda falta a habilidade para lidar com a diversidade e fazer disso um diferencial na companhia. Lidar com diversidade cultural, étnica, linguística, religiosa requer uma liderança flexível, moderna, que seja capaz de utilizar e respeitar as diferenças para maximizar resultados, com a criação de um ambiente amistoso, criativo e integrador. Tudo isso sem perder o foco na meta e no que precisa ser feito. A pressão é na medida exata para cada indivíduo, nem mais, nem menos.
  1. A necessidade da reinvenção Em todo e qualquer negócio, de pequeno a grande porte, as mudanças deveriam ser leis inegociáveis. É sabido que ou você muda empresarialmente ou entrará em decrescimento ao longo do tempo. Para que a empresa tenha uma cultura de inovação, requer-se a presença de líderes inovadores, que tenham coragem de fazer pequenas rupturas todos os dias. O pensamento inovador precisa de perspectiva e isso exige mudança do modelo mental do líder. Ou a sua forma de pensar muda ou tudo será como sempre foi e, assim, esse líder perderá seu espaço nas companhias que já iniciaram o processo de mudança.
  1. Sustentabilidade É uma palavra da moda, mas ainda pouco praticada, porque a liderança tradicional ainda perde muito tempo e energia com resultados de curto prazo. Ações sustentáveis, em gestão, devem ir além das importantes preocupações ambientais. O novo líder deve se fazer, por exemplo, perguntas como: o que estamos fazendo para reutilização de água? Reaproveitamento de sobras de matéria-prima? Redução de energia elétrica? Reciclagem de lixo sólido? O que fazemos agora que garantirá a sobrevivência e diferenciação da empresa daqui a 5, 10 anos? Quem serão os nossos sucessores? Infelizmente, a maior parte das lideranças ainda tem a visão de longo prazo míope. Desconsidera toda e qualquer ação sem repercussão imediata e, por isso, poucas lideranças desenvolvem a capacidade de identificar caminhos ainda inexplorados que podem levar a companhia a liderar o mercado.

Há muitos outros aspectos importantes que o líder dos novos tempos já deveria ter aprendido para gerar mais resultados. Se você estiver atento aos próximos artigos, poderá descobrir se está ou não alinhado aos novos tempos da liderança.

Gostou deste artigo? Faça seus comentários em nosso blog. Compartilhe seu pensamento e influencie outras pessoas.

Até o próximo artigo!

Lília Barbosa/Creoncedes Sampaio

Empresários e master coaches. Especialistas em liderança, gestão e coaching.

 

Leia também os outros  artigos publicados  sobre liderança:

https://www.cozex.com.br/como-aumentar-a-efetividade-da-sualideranca/

https://www.cozex.com.br/comportamento-e-eficiencia-operacional-qual-a-relacao/

https://www.cozex.com.br/eficiencia-operacional-combinada-com-comportamentos-de-alto-desempenho/

https://www.cozex.com.br/qual-a-sua-estrategia-para-o-campeonato/

https://www.cozex.com.br/03-estrategias-diferenciadoras-da-zappos/

 

 

Compartilhe essa postagem:
Comentários

Deixe seu comentário

Quer saber mais sobre a Cozex? assine nossa newsletter!