5 Lições fundamentais dos atletas de alto desempenho que todo líder deveria saber

A essência dos jogos olímpicos revela como os atletas e as equipes lidam com desafio de serem melhores em suas modalidades, onde cada um, independentemente dos resultados, encontrou um esporte (atividade) que o fez dedicar anos de suas vidas ou quase a sua vida inteira, para viver o encaixe perfeito entre a sua paixão, habilidades e propósito.  Há uma infinidade de lições que os atletas de alta performance nos ensinam e neste artigo discorreremos sobre as 5 lições fundamentais:

1a lição: Ame o que você faz

Se você amar o que faz, será mais simples e fácil dedicar-se insanamente à melhoria de suas habilidades e transformar  o esforço, necessário para chegar aonde deseja, em satisfação. Os líderes têm o dever de despertar a paixão em seus liderados assim como em si próprios.

2a lição: Treine e meça constantemente

Não existe atleta que vença e treine eventualmente. A rotina de preparação dos atletas é diária, com medições  diárias, e porque será que líderes corporativos querem preparar-se eventualmente, e mesmo assim, desejam atingir metas? Qual a lógica disso? A excelência vem da prática deliberada, constante e aprimorada.

3a lição: Mantenha o seu controle emocional

Os atletas que ganham medalhas são aqueles que se preparam fisicamente e emocionalmente. A mente fraca desestabiliza qualquer habilidade que você tenha. Conhecemos líderes de grande experiência e conhecimento que perderam tudo o que tinham construído pela falta de comando sobre si mesmo, diante de dificuldades. Lembre-se: quando tudo  está bem, todos nós somos inteligentes emocionalmente.

4a lição: Persista até conseguir

Os atletas que vencem são aqueles que persistem apesar da dor física e emocional das perdas, das críticas e da falta de recursos.  Muitos líderes pensam que os resultados são instantâneos e quando algo não sai como o esperado, em lugar de reavaliar e ajustar o que está sendo feito, desiste da mudança e vai para uma nova empreitada, depois reclamam: “já fizemos tudo e nada funciona nessa empresa”.  O atleta de alta performance entende que se o resultado não foi alcançado, tem algo que ainda não foi feito como deveria.

5a lição: Supere  seus limites

A essência de qualquer atleta de alta performance é superar seus próprios limites. Não importa o que foi alcançado, eles querem ir além de si mesmos. Ainda há muitos líderes que após uma grande vitória, acham que ganharam o jogo, param de se esforçar com o intuito  ir além das metas alcançadas, começam a achar que ja chegaram ao topo e que já são o que deveriam ser, assim, acabam sendo ultrapassados pela concorrência e sucumbem diante da própria soberba.

As lições acima são alguns dos fatores fundamentais para a sua liderança gerar lucro ao invés de prejuízo financeiro. Você sabia que a sua liderança pode gerar lucro ou prejuízo financeiro? Clique aqui para saber mais.

Lília Barbosa & Creoncedes Sampaio

[email protected]

[email protected]

Compartilhe essa postagem:
Comentários

Deixe seu comentário

Quer saber mais sobre a Cozex? assine nossa newsletter!