Visão Sistêmica Pessoal

Vivemos em um mundo amplo e totalmente conectado. Nada está isolado. Na natureza, a nível celular ou macroscópico, tudo está de alguma maneira interligado: organismos, sistemas, ambientes, clima, saúde, doença, evolução, tudo envolve uma relação entre as partes que compõe o sistema.  Nenhum movimento, mudança ou ação passa desapercebido.

Visão sistêmica é basicamente o conhecimento do todo e a relação entre as partes. É improvável que se possa ter a compreensão de um organismo ou máquina, por exemplo, conhecendo, mesmo que profundamente apenas 1 ou 2 elementos deste sistema.

Nós como indivíduos, assumimos um conjunto de papéis e promovemos uma série de ações cujos impactos são interdependentes. Entender estas relações amplia nossa consciência, proporciona uma melhor clareza nos processosdecisórios, melhora o senso de prioridade e administração do tempo.

Uma ação ou iniciativa pode mudar não só sua vida como o seu entorno. Ações diferentes levam a resultados diferentes. Segundo Anthony Robbins “Não é o que fazemos de vez em quando que molda nossa vida e sim o que fazemos sistematicamente”.  O que precede nossas ações é o poder de decisão. Todas as decisões que tomamos a cada instante, a cada dia, desencadearão impactos inter-relacionados.

Isto é visão sistêmica, ou seja a autoconsciência do poder de influência de cada decisão na vida como um todo.

Até que ponto uma pequena mudança de hábito pode mudar uma vida, uma organização, uma nação?

Quando o novo diretor executivo da Alcoa Paul O”Neill assumiu o cargo em 1987, ele pautou sua gestão em segurança. Sua pretensão era fazer da Alcoa a empresa mais segura dos Estados Unidos. Para o desespero dos acionistas, em seu discurso de apresentação ele não mencionou lucratividade, impostos, competitividade, focou apenas em Segurança. Mas o que ninguém sabia era que O`Neill possuía uma extraordinária visão sistêmica, pois ele sabia o quanto esta pequena mudança impactaria de modo extraordinário a empresa como um todo.

Conforme os padrões de segurança da Alcoa mudaram, outros setores da empresa também começaram a se transformar em uma velocidade surpreendente, fazendo com que em 2000, ano em que se aposentou, entregasse uma empresa com um faturamento líquido 5 vezes maior e uma capitalização impressionante.

Esta pequena grande mudança trouxe como consequência uma transformação na forma de gestão, clima organizacional, imagem da empresa, nível de comprometimento dos funcionários, lucratividade, competitividade, inovação e liderança de mercado.

Infelizmente, subestimamos pequenas decisões hoje, por não ter desenvolvido uma visão sistêmica que nos permita enxergar com clareza os impactos a longo prazo de cada escolha em nossa vida pessoal, financeira, profissional, nos relacionamentos e na carreira.

O desenvolvimento da visão sistêmica é um grande desafio, pois fomos estimulados a ter uma visão fragmentada do conhecimento através da estrutura de ensino. Felizmente trata-se de uma habilidade e como tal pode ser desenvolvida.

O quanto sua transformação pessoal pode impactar diversas áreas de sua vida? Os efeitos físicos, psíquicos, sociais e emocionais se inter-relacionam de uma maneira onde todo o ambiente percebe e responde a esta mudança diretamente. Uma simples mudança de pensar afeta o corpo coletivo.

Quais os impactos que o ócio, o hedonismo, a procrastinação podem causar em sua vida pessoal, profissional, financeira e emocional?

O que você pode decidir fazer agora para se transformar na pessoa que precisa ser para ter o que deseja?

Agora que você já sabe o que é visão sistêmica, a decisão é sua.

 

Patrícia Lemos

Personal & Professional Coaching

Career Coaching

Voltar para artigo da semana

Outros artigos que você pode gostar: