O que é coaching?

O que é Coaching

Explicando melhor!

Coaching é um processo que leva o indivíduo, times e organizações a um aumento de performance.Este aumento de desempenho significa alcançar metas nunca atingidas anteriormente, desafiar-se a ser melhor do que é na vida pessoal, profissional e organizacional. Isso perpassa por um forte mecanismo de aprendizagem.

Há um princípio preconizado na Toyota que diz Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Este princípio é a essência do processo de coaching: distender as pessoas e organizações a serem e entregarem mais do que imaginam ser capazes; levar as pessoas e organizações a aprender a aprender, libertando-se de seus modelos restritivos que impedem seu aprendizado e crescimento contínuos.

O coaching amplia a visão de mundo e faz enxergar aspectos da natureza humana ou organizacional a partir de um nova perspectiva, encontrando forças não descobertas, motivadores adormecidos, significado na vida e no trabalho; sabotadores que o impedem de sentir bem estar e alegria com a vida. Estas descobertas tornam o indivíduo protagonista da sua própria vida e não apenas um mero coadjuvante, vítima do contexto que a vida impõe.

(Lília Barbosa e Creoncedes Sampaio)

O Coaching não é terapia, consultoria ou mentoria.

Cabe lembrar que, embora o coaching não seja terapia, ele incorpora entre suas técnicas e ferramentas alguns conceitos da Psicologia Positiva e Cognitiva que se alinham com seus objetivos e sua filosofia. Por outro lado, muitos psicólogos e terapeutas buscam a formação em coaching para ampliar seu repertório de ferramentas e de abordagens.

O coaching possui um corpo de conhecimento multidisciplinar, reunindo conceitos das ciências do comportamento, filosofia, desenvolvimento e aprendizado de adultos, teoria dos sistemas, bem como toda a ciência administrativa de negócios, processos e liderança.

Com uma metodologia reconhecida intenacionalmente, você pode atuar em uma nova e promissora carreira.

(Fonte SBCoaching)