O que é gestão de desempenho? Entenda sua importância

gestão de desempenho vai além de avaliação de desempenho

Uma gestão de desempenho eficiente pode garantir que as atividades dos colaboradores estejam alinhadas com os objetivos da empresa. Assim, é possível avaliar resultados e reestruturar estratégia e processos com foco no sucesso da organização.

Ter um processo de gerenciamento bem definido, baseado em conversas consistentes e construtivas ajuda na retensão e desenvolvimento de talentos, no estabelecimento de metas alcançáveis e na valorização dos funcionários.

Com o aparecimento das startups no cenário empresarial e recursos humanos, a forma como costumávamos medir os resultados de equipes e colaboradores mudou e é preciso se atualizar para garantir e manter, os resultados desejados.

O que é gestão de desempenho?

De acordo com Herman Aguinis — pesquisador, professor e autor especialista em psicologia organizacional — gestão de desempenho é:

O processo contínuo de identificação, mensuração e desenvolvimento do desempenho de indivíduos e times, e o alinhamento desse desempenho com os objetivos estratégicos da organização.

Ou seja, a palavra gerir nesse contexto tem como objetivo medir algo para então, melhorá-lo. A gestão de desempenho, portanto, tem como missão medir e analisar a atuação dos colaboradores e processos para aprimorar o que for necessário.

Diferenças entre gestão de desempenho e avaliação de desempenho

É muito comum executivos confundirem os conceitos de gestão de desempenho com avaliação. Nos tempos atuais, entender as distinções entre um e outro, pode significar a diferença entre obter resultados sustentáveis ou apenas cumprir o script organizacional.

A gestão de desempenho é um modelo composto de:

  • metas
  • objetivos
  • entregas
  • consequências
  • conversas construtivas
  • mecanismos de acompanhamento e
  • mensuração do processo de desenvolvimento das lideranças, equipes e colaboradores.

Enquanto a avaliação de desempenho é uma das ferramentas que podem compor um modelo de gestão de desempenho. E o pior, se não for bem utilizada, mais atrapalha do que ajuda.

Atualmente, mais importante do que avaliar o desempenho passado é acompanhar a evolução das entregas. Consequentemente, o foco está mais na identificação do potencial e se as capacidades estão sendo desenvolvidas e ampliadas na organização, do que em reduzir as pessoas à classificações estereotipadas.

O que mudou na gestão de desempenho do século XXI em relação ao século passado?

Startups começam, em grande parte, com pouquíssimos recursos financeiros, mas muita vontade de criar produtos, serviços e empresas altamente diferenciadas e inovadoras. Assim, garantir que os melhores talentos serão convocados para tais objetivos — e permanecerão nele — é fundamental.

Esse é um dos fatores mais relevantes no contexto das startups: fazer mais, melhor, mais rápido e simples.

Por isso, a avaliação de desempenho tradicional já caiu em desuso. O velho formato das caixinhas, nine box, enquadramento de competências nunca funcionou verdadeiramente, e agora, as empresas mais modernas e ágeis, como Intel, Google, Microsoft, se recusam a adotar práticas que, em lugar de expandir o indivíduo, o enclausura em padrões, forçando-os a se transformarem em pessoas que eles não são.

Com o surgimento de startups também na área de recursos humanos, ou RH Techs como são conhecidas, o processo que antes era feito de forma manual e que demandava muita gente e tempo para serem executadas, agora é automatizado em plataformas online de gestão.

Esse processo facilita a comunicação entre colaboradores e equipes dentro de uma mesma organização e melhora os resultados com eficácia comprovada.

Além disso, o novo formato permite a entrega de resultados acima da média, por meio da melhoria no engajamento dos funcionários e foco nas prioridades de cada equipe.

Qual a importância da gestão de desempenho para a imagem da empresa?

Resultados altamente satisfatórias contribuem para uma imagem mais profissional e de excelência no mercado. Ou seja, quanto melhor for o produto ou serviço entregue por uma empresa, melhor é a forma como ela é vista pelas público e pelas outras empresas.

Sendo assim, investir em plataformas ou empresas que ajudem a potencializar os resultados com uma gestão de desempenho bem estruturada, pode mudar o patamar de uma empresa em pouco tempo, além de diminuir custos com gastos desnecessários.

Quais são os principais benefícios da gestão de desempenho?

Identificação rápida de problemas

Quando possíveis problemas são identificados com rapidez, maiores são as chances de resolvê-los com eficácia. Criar uma rotina de análise de resultados a cada tempo específico determinado caso a caso, pode fazer a diferença nos resultados da empresa.

Valoriza e motiva os profissionais

Em consequência do tópico anterior, pode-se estabelecer e manter um ciclo de feedback constante desde as equipes de base até o ponto mais alto da equipe gestora. Esse processo ajuda a aumentar a motivação entre os colaboradores e a sensação de valorização profissional.

Identifica talentos

A estratégia também permite a identificação de talentos “escondidos” nas mais diversas áreas da empresa e, que com essas análises diferenciadas e mais frequentes, acabam se revelando por meio de atividades em grupo ou novas possibilidades de comunicação.

Fortalece as equipes

A gestão de desempenho ajuda no fortalecimento das equipes de modo geral. Afinal, colaboradores que sabem para onde estão indo e que se sentem valorizados, trabalham com mais empenho e dedicação, aumentando o engajamento entre eles e a empresa.

Qual o papel da liderança nesse processo?

Um boa liderança, ainda que tenha alta qualidade e resultados satisfatórios em seu trabalho, também precisa passar pelo processo de gestão de desempenho para manter essa qualidade. Afinal, é papel do líder desenvolver as equipes, inovar em recursos e processos e manter o ciclo de conversas de forma efetiva.

Sendo assim, o líder atua como um catalizador da mudança cultural, um desenvolvedor de pessoas, sendo correponsável junto com o colaborador, da gestão de desempenho, sempre com foco no melhor resultado para ambos.

Como o desempenho dos líderes pode ajudar as equipes?

Embora o papel do líder tenha passado por diversas transformações ao longo dos anos (e isso vai continuar acontecendo conforme novas mudanças apareçam), uma questão permanece: o fator humano.

Talvez, esse seja o principal desafio das organizações. Nesse sentido, é importante lembrar o conceito de talento.

De acordo com Elaine Orler, Presidente e Fundadora do Talent Function Group:

O talento é uma das últimas fronteiras de diferenciação. Qualquer empresa pode ter uma patente ou produzir um produto. A diferença é que a qualidade desse produto vem com o valor do talento que você tem.

Nesse sentido, quando se observa a perspectiva da gestão do desempenho a partir dos talentos e não das fraquezas, tudo muda na forma de lidar e desenvolver pessoas.

E, nesse cenário, o líder tem um papel fundamental na gestão de desempenho das equipes e em todo o processo abrangido por ele.

Em suma, pudemos entender o que é a gestão de desempenho e os principais benefícios que ela oferece tanto para as empresas quanto para os colaboradores, pudemos observar que em complemento aos processos podemos fazer uso também da tecnologia. E para variar, nada disso funciona se os líderes não estiverem preparados para conduzir uma gestão de desempenho.

Assim, aliando a experiência humanizada e personalizada à eficácia da tecnologia, fica muito mais fácil alcançar os resultados almejados.

Deseja saber mais detalhes sobre esse tema? Entre em contato e saiba mais!

Lília Barbosa & Creoncedes Sampaio

[email protected]/[email protected]

Referências bibliográficas

https://www.mckinsey.com/business-functions/operations/our-insights/performance-management-why-keeping-score-is-so-important-and-so-hard

https://technologyadvice.com/blog/humanresources/importanceof-performance-management/

https://www.cozex.com.br/liderancae-eficiencia-operacional/

https://www.cozex.com.br/usar-asforcas-ou-vencer-as-fraquezas/

2 thoughts on “O que é gestão de desempenho? Entenda sua importância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *