A Luta pela Esperança

Poucos episódios na história do boxe foram tão inspiradores quanto a queda vertiginosa e a dramática ascensão do pugilista James J. Braddock, na época da Grande Depressão dos Estados Unidos.

Filme impecável, elenco de peso e excelente atuação de Russel Crowe, que conseguirá envolvolvê-lo a cada segundo e seduzi-lo a uma posição de empoderamento, força e otimismo inabaláveis.

O pugilista de Nova Jersey era conhecido como “O Buldogue de Bergen”, famoso por sua mão direita capaz de meter medo. Ele estava a caminho da fama quando a quebra da dita mão direita e sua consequente derrota pelo campeão peso-meio-pesado Tommy Loughran mergulharam sua carreira numa espiral descendente.

A situação se agrava pelo fato de sua fase de azar coincidir com o crash da Bolsa em 1929 e, em pouco tempo, Braddock se vê sem conseguir garantir a sobrevivência de sua mulher, Mae (Zellweger), e seus três filhos.

Afundado em dívidas e enfrentando a perspectiva de um inverno em Nova Jersey sem aquecimento no triste apartamento de subsolo que a família ocupa, Braddock está a ponto de pedir esmolas quando seu velho e incansável empresário Joe Gould (Giamatti) aparece para lhe oferecer uma chance única de redenção.

Visto como velho e cansado demais para voltar ao rinque, Braddock surpreende aos céticos e a si mesmo ao nocautear seu adversário, um astro em ascensão, com a ajuda de um gancho recém-descoberto com a ajuda de todas as horas passadas trabalhando como estivador.

Em pouco tempo, o boxeador se vê em ascensão novamente, portador das esperanças e dos sonhos de milhões de norte-americanos médios como ele. Mas a perspectiva de uma luta contra o campeão mundial peso-pesado Max Baer, que já matou dois homens no rinque, eleva os trunfos em jogo.

Uma história de sucesso sempre vem acompanhada de uma história de superação.

E superação é: Passar por cima; passar ou ir além; ser ou ficar superior; sobrelevar-se: superar a expectativa.Vencer, subjugar, dominar, dobrar: superar a resistência do adversário.
Fazer desaparecer, remover, resolver: superar todas as dificuldades.

Por sua vez, toda história de superação tem por trás um forte propósito, que mobiliza, que  vence, resiste e nos faz agir com superação.

Qual é o seu propósito?

Patrícia Mattos

Personal & Professional Coach

Consultora de Negócios da Cozex

[email protected]

Voltar para filmes indicados

Outros filmes que você pode gostar: