A Estratégia do Jogo

A estratégia do jogo

Steve Bull faz um comparativo do atleta que disputa uma prova e um profissional dentro das organizações, descortinando a estratégia do jogo, um tipo de resistência mental exigido para um alto desempenho no ambiente corporativo. O livro explora diferentes tipos de resistência mental e examina como cada uma pode lhe oferecer a plataforma para aumentar, de forma significativa os níveis de autoconfiança e resiliência. Qualquer que seja sua posição na empresa, haverá dicas. Segundo o autor, as pessoas são desafiadas com longas horas de trabalho, precisam desempenhar sob extrema pressão na maior parte do tempo e devem lidar com constantes mudanças, adversidades e obstáculos. Confiança, clareza de pensamentos e resiliência são pré-requisitos para o sucesso e farão diferença entre a vitória e a derrota, da mesma forma como acontece nos esportes. Ele observou que muitas pessoas do mundo corporativo não reconhecem que estão desempenhando e por isso, precisam desenvolver uma mentalidade de desempenho ao lidar com os desafios organizacionais. A noção do atleta corporativo, descrita originalmente por Jim Loerhr e Tony Schwartz, requer uma estratégia para o jogo. O desempenho máximo não é fácil, sobretudo quando precisa acontecer em um ambiente de pressão. Isso exige uma abordagem mental específica  e há uma estratégia que levará você a performar, em cada situação.

1) Resistência de reversão – como recuperar a confiança quando as coisas estão ruins? Como lidar com obstáculos e adversidades?

2) Resistência de momento crítico – como obter o melhor de si, em um momento específico e crítico?

3) Resistência de tolerância – Como manter-se saudável e apresentar um bom desempenho, mesmo quando se está extremamente cansado ou estressado devido às exigências do trabalho?

4) Resistência de gestão de risco –  Como desenvolver a capacidade de tomar decisões difíceis e assumir posições arriscadas quando o momento requer isso?

Além de detalhar as estratégias para cada tipo de resistência mental, Bull, ainda traz  valiosas dicas de como aplicar as técnicas no ambiente corporativo, com técnicas para se criar um ambiente vencedor. Para Bull, o ambiente vencedor não surgem do nada, são criados pelos líderes que devem adotar estratégias claras para  as pessoas possam desenvolver suas habilidades e estabelecer hábitos de pensamento que promoverão o crescimento delas, da equipe e da empresa.

Um livro de leitura obrigatória para coaches que desejam aumentar a performance de profissionais, equipes e organizações.

 

Voltar para livros destaque

Outros livros que você pode gostar: